CONTACTOS  |  SUGESTÕES    

ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS  |  ON2  |  POCTEP  |  PROVERE  |  PROTECÇÃO CIVIL  |  NOTÍCIAS  |  TERRA FRIA

SAMA

Com o objectivo de fomentar o desenvolvimento da Sociedade da Informação, a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTFNT) desenvolveu em parceria com a Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT) e a Associação de Municípios da Terra Quente (AMTQT) o projecto Trás-os-Montes XXI, ao abrigo do Sistemas de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA).

Este projecto tem como objectivo criar uma Administração Pública Local mais eficiente e eficaz, tendo por base soluções tecnológicas partilhadas pelos diversos agentes regionais e dinamizando a criação de serviços digitais inovadores cuja adopção e utilização resultem no reforço da cidadania e coesão territorial, na melhoria da qualidade de vida e no reforço da competitividade dos "clusters" empresariais. Procura também, impulsionar os processos de transformação social, urbana e económica, através da disseminação das novas tecnologias, do acesso à informação e de um empenhado esforço de comunicação e interacção com os cidadãos.

O projecto foi submetido ao Programa Operacional da Região Norte - ON2 - tendo sido dotado de um orçamento total de 3.505.333,33 € para as três Associações de Municípios, sendo que o investimento da AMTFNT é de 1.040.714,98 € comparticipado em 70% pelo FEDER.

No quadro seguinte apresenta-se um resumo das actividades e objectivos do projecto desenvolvido pela AMTFNT:

 

Trás-os-Montes XXI - Região Digital 2 - 2008 a 2012

 

Actividades

Objectivo

 
 

Reengenharia e Certificação de Processos

 Obter a Certificação NP EN ISO 9001:2008 no Atendimento ao Cidadão e Obras Particulares (2012).

 

Plataforma Electrónica de Contratação Pública

 Cumprir o Código dos Contratos Públicos aprovado pelo Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro.

 

Scanners Documentais

Digitalização de Expediente com Reconhecimento de Caracteres e Gestão Documental.

 

Centros de Dados

 Centros de Dados com Unidade de Armazenamento Central e 2 nós de Virtualização.

 

Computadores Pessoais

 Renovação do Parque Informático.

 

SIG Online

 Disponibilização dos Planos Municipais de Ordenamento do Território cumprindo o Decreto-Lei nº 56/2007, de 31 de Agosto.

 

Desmaterialização, Gestão Documental e Plataforma Web de Disponibilização de Informação e Serviços

 Eliminação de documentos em papel, reduzindo custos de contexto e implementando a assinatura electrónica mediante cartão do cidadão. Disponibilização de serviços online no portal municipal.

 

Subscrição de Plataforma de Colaboração Online

 Gestão de correio electrónico e partilha de documentos online.

 

 

Com previsão de conclusão para Dezembro de 2012, falta apenas concluir a implementação da “Desmaterialização e Gestão Documental e Plataforma de Disponibilização de Informação e Serviços” bem como implementar nos municípios um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de forma a obter a Certificação NP EN ISO 9001:2008 no Atendimento ao Cidadão (Balcão Único) e Obras Particulares.

 

 

T. 273 327 680 F. 273 331 938   @ am.terrafria@amtf-nt.pt