Com o objectivo de fomentar o desenvolvimento da Sociedade da Informação, a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTFNT) desenvolveu em parceria com a Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT) e a Associação de Municípios da Terra Quente (AMTQT) o projecto Trás-os-Montes XXI, ao abrigo do Sistemas de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA).
Este projecto tem como objectivo criar uma Administração Pública Local mais eficiente e eficaz, tendo por base soluções tecnológicas partilhadas pelos diversos agentes regionais e dinamizando a criação de serviços digitais inovadores cuja adopção e utilização resultem no reforço da cidadania e coesão territorial, na melhoria da qualidade de vida e no reforço da competitividade dos "clusters" empresariais. Procura também, impulsionar os processos de transformação social, urbana e económica, através da disseminação das novas tecnologias, do acesso à informação e de um empenhado esforço de comunicação e interacção com os cidadãos.
O projecto foi submetido ao Programa Operacional da Região Norte - ON2 - tendo sido dotado de um orçamento total de 3.505.333,33 € para as três Associações de Municípios, sendo que o investimento da AMTFNT é de 1.040.714,98 € comparticipado em 70% pelo FEDER.
No quadro seguinte apresenta-se um resumo das actividades e objectivos do projecto desenvolvido pela AMTFNT:
Trás-os-Montes XXI - Região Digital 2 - 2008 a 2012
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Actividades
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Objectivo
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Reengenharia e Certificação de Processos
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Obter a Certificação NP EN ISO 9001:2008 no Atendimento ao Cidadão e Obras Particulares (2012).
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Plataforma Electrónica de Contratação Pública
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Cumprir o Código dos Contratos Públicos aprovado pelo Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro.
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Scanners Documentais
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Digitalização de Expediente com Reconhecimento de Caracteres e Gestão Documental.
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Centros de Dados
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Centros de Dados com Unidade de Armazenamento Central e 2 nós de Virtualização.
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Computadores Pessoais
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Renovação do Parque Informático.
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SIG Online
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Disponibilização dos Planos Municipais de Ordenamento do Território cumprindo o Decreto-Lei nº 56/2007, de 31 de Agosto.
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Desmaterialização, Gestão Documental e Plataforma Web de Disponibilização de Informação e Serviços
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Eliminação de documentos em papel, reduzindo custos de contexto e implementando a assinatura electrónica mediante cartão do cidadão. Disponibilização de serviços online no portal municipal.
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Subscrição de Plataforma de Colaboração Online
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Gestão de correio electrónico e partilha de documentos online.
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Com previsão de conclusão para Dezembro de 2012, falta apenas concluir a implementação da “Desmaterialização e Gestão Documental e Plataforma de Disponibilização de Informação e Serviços” bem como implementar nos municípios um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de forma a obter a Certificação NP EN ISO 9001:2008 no Atendimento ao Cidadão (Balcão Único) e Obras Particulares.