CONTACTOS  |  SUGESTÕES    

ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS  |  ON2  |  POCTEP  |  PROVERE  |  PROTECÇÃO CIVIL  |  NOTÍCIAS  |  TERRA FRIA

RETALER I

O principal objectivo do projecto é configurar uma rede de autoridades locais transfronteiriças, que coopere activamente em matéria de Energias Renováveis e suas implicações a nível local.

Esta rede continuará as suas actuações uma vez concluído o RETALER, quer através de outros projectos co-financiados pelos Fundos Estruturais, quer através de iniciativas e projectos próprios.

A finalidade da rede é dispor de uma ampla plataforma de actores transfronteiriços capazes de transferir, para instâncias superiores, as inquietudes e prioridades dos agentes e autoridades locais no campo das energias renováveis.

O RETALER tem 12 sócios sendo o chefe de fila a Diputación de Badajoz. O projecto executado pela AMTFNT cifra-se em 100.000,00€ sendo comparticipado à taxa de 75%.

O projecto desenvolvido pela AMTFNT assentou no incremento da eficiência energética no território da Terra Fria, desde logo através da instalação de Centrais de Microprodução Solar Fotovoltaica e Sistemas Solares Térmicos para aproveitamento da energia solar para produção de água quente sanitária e produção de energia eléctrica.

Foram instaladas 6 Centrais de Microprodução Solar Fotovoltaica e Sistemas Solares Térmicos no território da Terra Fria, a que corresponde 1 por município acrescido da sede da AMTFNT.

Central de Microprodução Solar Fotovoltaica e Sistema Solar Térmico intalado na sede da AMTFNT

 

Todo o detalhe acerca desta actividade, que representa cerca de 90% do RETALER, pode ser consultado no link a seguir.

Clique para fazer o donwload do ficheiro PDF.

 

Das restantes actividades destaca-se a acção de promoção da eficiência energética junto dos alunos do 1º Ciclo de todas as escolas da Terra Fria. Esta acção teve como principal objectivo sensibilizar os mais jovens para adoptarem diariamente comportamentos na escola e em casa que prevejam a eficiência energética.

A acção incluiu a distribuição de lâmpadas ecnomizadoras e de um folheto que incentiva para a utilização de lâmpadas economizadoras em detrimento das lâmpadas convencionais, reduzindo assim a emissão de CO2 para a atmosfera e reduzindo também o consumo de energia e consequentemente baixando a factura energética.



Link para o Site do projecto: http://web.dip-badajoz.es/proyectos/retaler/index.php?idioma=p
 

 

T. 273 327 680 F. 273 331 938   @ am.terrafria@amtf-nt.pt